Bahá'í Library Online
.. . .
.
Back to Newspaper articles archive: 2002


Ó FILHO DO SER! Teu paraíso é Meu amor; teu lar celestial, a reunião Comigo. Entra nele e não tardes. Isto é o que te foi destinado em Nosso Reino nas alturas e em Nosso excelso domínio
 
 

Bebês que murmuram têm algo a dizer, revela estudo

....



..



CNN) -- No final das contas, o murmúrio de seu bebê tem um propósito. Os sons emitidos pelos pequenos infantes são seus primeiros passos para estabelecer a linguagem.

Segundo uma pesquisa publicada na última edição da revista Science, a ''conversa'' dos bebês não representa apenas movimentos aleatórios da boca, mas também ações deliberadas.
Para realizar o estudo, cientistas do Dartmouth College em Hanover, nos Estados Unidos, testaram 10 crianças com idades entre cinco meses e um ano e descobriram que elas tentam falar desde muito novas.

A linguagem, mesmo nos primeiros estágios, está sob o controle direto do hemisfério esquerdo do cérebro, a parte responsável pelo raciocínio humano, de acordo com os coordenadores da pesquisa, Laura Ann Petitto e Siobhan Holowka.

Petitto e Holowka observaram os padrões de fala de adultos e descobriram que as pessoas falam principalmente usando mais o lado direito da face porque o centro da linguagem é o hemisfério esquerdo do cérebro.

O padrão também se aplica aos bebês. Os pesquisadores descobriram que os nenês murmuram mais no lado direito da boca, que é controlado pelo hemisfério esquerdo, e sorriem a maior parte do tempo no lado esquerdo, talvez pela relação do hemisfério direito do cérebro com o controle de emoções. Estas constatações podem ser importantes já que outras pesquisas indicaram que o aprendizado da linguagem requer um poderoso trabalho estatístico da mente e a habilidade de identificar e readaptar diferentes padrões gramaticais.

Segundo os pesquisadores, conversar com os bebês pode ajudá-los a aprender a falar, porque ouvir uma variedade de sons significaria um auxílio no estabelecimento da linguagem. Os cientistas têm, ainda, dois estudos em andamento, desenvolvendo as descobertas da pesquisa.
Petitto acredita que a capacidade de identificar quando os bebês estão realmente tentando se comunicar pode ser a base para detectar mais cedo as crianças com risco de ter atrasos em seu desenvolvimento. Sua equipe de pesquisadores também está estudando as mudanças na atividade cerebral, para isolar as áreas do cérebro responsáveis pela formação dos padrões de fala dos bebês.

Pettito acredita que em um prazo de um a dois anos, eles terão provas mais definitivas de que a conversa de bebê não é simplesmente brincadeira de criança.

Fonte: CNN

-=-=-=-=-=-=-

Pesquisa Sistemática sobre a Situação de Educação em Direitos Humanos no Brasil é um Projeto da Comunidade Bahá’í em parceria com o Ministério da Justiça

O Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos, do qual a Comunidade Bahá'í é membro-fundador, está realizando uma pesquisa sistemática sobre a situação da educação em direitos humanos no Brasil. Para isto, contamos com uma equipe de quatro estagiários, coordenados pelo Secretário Nacional para Assuntos Externos, Sr. Iradj Roberto, juntamente com a Drª Myriam Bréa, do Ministério da Justiça.

O projeto ''Pesquisa Sistemática sobre a Situação de Educação em Direitos Humanos no Brasil'' tem como objetivo final criar uma base de dados sobre publicações, oficinas, projetos, programas, cursos, currículos e campanhas de educação em direitos humanos desenvolvidos no Brasil. Nosso intento é coletar todas as informações possíveis corretas e de qualidade, sendo que essas informações ficarão disponíveis para o público.

O projeto visa a elaboração de um CD-ROM, além da criação de uma página na Internet e de um boletim de divulgação, para o qual sugestões e contribuições são muito bem-vindas. A divulgação do resultado da pesquisa está prevista para o dia 10 de dezembro, Dia Mundial dos Direitos Humanos.

Fórum Nacional de Educação em Direitos Humanos
Caixa Postal 7035
71619-070 Brasília/DF
(61)364-3594
forumedh@uol.com.br

-=-=-=-=-=-=-

Conferência: A Mulher, Mãe e Construtora da Paz

A Comunidade Bahá'í de Primavera (de El Salvador) realizou com sucesso esta Conferência com uma participação de cerca de 30 pessoas das quais 19 não eram bahá'ís e que ficaram felizes em ver que este tema atendia às suas expectativas já que houve uma uma participação muito dinâmica e ao final sugeriram que Conferências deste tipo se oferecessem aos centros educacionais para que fossem aproveitados pelos estudantes com mais de 18 anos pois há notória falta de orientação à juventude.

A Comunidade Bahá'í de Primavera agradece a Professora Ana Hilda de Lemus por sua inspiradora apresentação.


©Copyright 2002, Agência Bahá´í de Notícias, Brasil

.
. .